voltar

Hugo de Brito Machado

Hugo de BritoTem formação acadêmica em Contabilidade e em Direito. É Bacharel em Direito, Especialista e Mestre em Direito Publico pela Universidade Federal do Ceara. É Professor Titular de Direito Tributário pela UFC, que lhe deu o titulo de Notório Saber Jurídico.

Tem lecionado como Professor Convidado, em cursos de Pós-Graduação em diversas Universidades, entre as quais a Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Caxias do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul), Universidade Mackenzie (São Paulo), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Exerceu os cargos de Juiz Federal, Procurador da Republica; Juiz do Tribunal Regional Eleitoral no Ceara; Juiz do Tribunal Regional Federal da 5s1 Região (Recife-PE), do qual foi Presidente; Membro do Conselho da Justiça Federal.

Têm mais de 15 livros versando assuntos tributários, entre os quais se destacam IMPOSTO DE CIRCULACAO DE MERCADORIAS, Sugestões Literárias, São Paulo, 1971; CURSO DE DIREITO TRIBUTARIO, atualmente na 30', Malheiros, São Paulo, 2009; OS PRINCIPIOS JURIDICOS DA TRIBUTACAO NA CONSTITUICAO DE 1988, atualmente em 5' edição, Dialética, de São Paulo, 2004; MANDADO DE SEGURURANÇA EM MATERIA TRIBUTARIA, atualmente em 6" edição, Dialética, São Paulo, 2006; INTRODUCAO AO ESTUDO DO DIRE.ITO, 2a edição. Atlas, São Paulo, 2004; COMENTARIOS AO CODIGO TRIBUTARIO NACIONAL, em 3 volumes, Atlas, São Paulo, com um total de mais de 2.000 paginas; CRIMES CONTRA A ORDEM TRIBUTARIA, Atlas, São Paulo, 2008 e DIREITO TRIBUTARIO APLICADO (em co-autoria com Hugo de Brito Machado Segundo) no qual reúne alguns pareceres emitidos como consultor jurídico em matéria tributaria). Forense, Rio de Janeiro, 2008

Tem mais de 50 participações em livros de autoria coletiva e mais de 400 textos jurídicos publicados em jornais e revistas especializadas. É membro das seguintes instituições: Conselho Cientifico da Academia Brasileira de Direito Tributário (São Paulo); Academia Internacional de Direito e Economia (São Paulo); Associação Brasileira de Direito Tributário (Belo Horizonte); Instituto Ibero-Americano de Direito e Economia (Madrid); Associação Brasileira de Direito Financeiro (Rio de Janeiro); Internacional Fiscal Association - IFA (Gênova-Itália); Tem inúmeras participações em bancas examinadoras de teses de mestrado e doutoramento, e de concursos públicos para o cargo de Professor de Direito.
Já proferiu inúmeras conferencias em congressos jurídicos. É fundador e atual Presidente do Instituto Cearense de Estudos Tributários – ICET (Fortaleza - Ceará) e sócio-honorário do Instituto Brasileiro de Direito Tributário e do Instituto de Direito Tributário de Londrina (Paraná).

Em pesquisa realizada pelo Centro de Estudos de Direito do IBMEC- S. Paulo, sobre quem são os tributaristas mais influentes, ''cujas teses fundamentam votos e acórdãos dos tribunais desde 1988, Hugo Machado foi o Campeão como jurista mais citado, somando as duas cortes - Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça". (Revista Exame-edição 842, ano 39 n@ 09 de 11.05.2005 pag. 45). É consultor jurídico em matéria tributaria.